Os varais nas varandas, te incomodam?

0
0
0
s2smodern

Colocar varal de piso ou bicicleta na varanda pode criar transtornos e provocar até multas em alguns condomínios. Mas como saber até onde as regras comuns podem intervir nessa área de uso privativo?

"A varanda é um local entendido como extensão da sala de estar", destrincha Fernando Fornícola, diretor da administradora Habitacional. "Essa é considerada uma área de descanso, para cadeiras ou sofás, e não para usar como área de serviço", afirma.

A ideia é que a sacada deve ser usada apenas para móveis e itens de decoração, mas o detalhamento das restrições deve ser feito por escrito.

"A convenção do condomínio ou o regulamento interno deve especificar o que é ou não permitido", diz Ana Paula Pellegrino, da administradora Adbens.

Em convenções de prédios mais recentes "não se permite colocar varais, bicicleta, gaiolas de passarinho, plantas suspensas", lista o administrador Márcio Bagnato.

Condomínios antigos costumam ser mais permissivos quanto ao uso desse espaço. Em geral, as restrições estão relacionadas a questões de segurança e de estética. É importante lembrar que varandas fechadas seguem as mesmas regras daquelas sem vidros.

Se a restrição for considerada excessiva ou o uso da varanda por algum vizinho incomodar outros moradores, isso é pauta a ser discutida em assembleia. Para alteração na convenção, é preciso a participação de dois terços dos condôminos.

Tags: #Zelador

Boletim Informativo

Atendimento Administrativo

  • (13) 3319-1900
  • gcgescon@gcgescon.com.br
  • Seg. à sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 9h às 12h.
  • Rua Luis Pereira de Campos, 422 (Rua da Prefeitura) - Vila Itapanhaú
    Bertioga/SP (Ver Mapa)

Atendimento Operacional

  • (13) 3316-6690 / (13) 3316-1661
  • operacional@gcgescon.com.br
  • Seg. à sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 9h às 12h.
  • Av. Marginal, 2.936 Loja 03 - Módulo 27 - Uptown - Riviera de São Lourenço Bertioga/SP (Ver Mapa)